Como se classificar no Google sem pagar

Como se classificar no Google sem pagar? Uma empresa pode consultar informações sobre sua presença digital colocando seu nome no mecanismo de busca. Você não só pode navegar na net para ter essa perspectiva da projeção digital do seu projeto, mas também para identificar quais são os nomes mais bem posicionados neste nicho de mercado, que estão à frente no ranking de pesquisa. 

Para ganhar visibilidade neste cenário, é muito importante aparecer nas primeiras posições das buscas relacionadas a palavras-chave. Uma entidade pode realizar uma estratégia para se posicionar utilizando diversos recursos.

Uma possibilidade para ser indicado aos clientes no mecanismo de busca é a publicidade paga. Por esse caminho, os clientes em potencial podem chegar ao site da empresa por meio da leitura desse tipo de anúncio. 

Este tipo de ação oferece visibilidade imediata ao negócio, mas esta presença está condicionada pelo orçamento necessário para esse fim, por exemplo, se você deseja posicionar o site da sua empresa para “private banking”, cada vez mais será preciso investir para aparecer nos resultados, e, quando não puder pagar, simplesmente, não aparecerá e resulta na perda de acessos dos visitantes ao seu website. 

E como realizar esse processo de melhoria de posicionamento por meio de uma alternativa gratuita? Neste artigo, apresentamos algumas ideias para evoluir nesta linha.

Como aparecer no Google sem pagar

Criação de conteúdo

O propósito de investir no posicionamento de SEO é uma questão importante, pois essa presença online aumenta a confiança. A criação de um calendário de conteúdo que aborde temas de interesse do público-alvo é uma forma de levar em conta para o avanço desse plano.

Você pode combinar artigos sobre assuntos atuais com outras propostas mais atemporais que não sejam tão condicionadas pelo tempo do calendário. Este tipo de formato pode continuar gerando novas visitas, mesmo depois de vários meses desde sua publicação.

Ao criar conteúdo, é importante considerar o meio escolhido. E o conhecimento de SEO é especialmente significativo na Internet, conforme mostrado, por exemplo, pela pesquisa de palavras-chave. Mas também é fundamental levar em conta outros conceitos humanos na redação desses textos: empatia, o apelo ao final do post, a inteligência emocional, a apresentação do tema em uma introdução …

Os resultados desta criação de conteúdo e aplicação de técnicas de SEO oferecem valor agregado de longo prazo. Portanto, quem traça esse horizonte deve ter paciência para verificar essa presença nas primeiras posições dos buscadores após o trabalho investido nesse processo. Uma tarefa na qual existe também a necessidade de aprendizagem e monitoramento.

Marque suas imagens

O uso de fotografias de qualidade para completar o conteúdo escrito também é importante em relação ao SEO, pois é conveniente marcar essas imagens corretamente, ou seja, nomeá-las com a mesma palavra-chave do conteúdo. Pexels é um exemplo de local com material criativo e gratuito que é atualizado regularmente para o uso em sites.

Experiência de usuário

O usuário é o verdadeiro motivo para este objetivo de posicionar o negócio no Google de forma a oferecer melhor atendimento aos clientes atuais e potenciais. Como você pode materializar esse propósito concreto do site? 

Por exemplo, aumentar a usabilidade do site, uma vez que esta experiência aumenta a possibilidade de que o visitante volte à página em outro momento, otimizar o site para que obtenha um carregamento rápido, interface simples e de fácil acesso, design prático e agradável aos olhos, canais de comunicação para o cliente entrar em contato, etc.