5 Erros ao criar um relatório ou dashboard para seus clientes

Os relatórios são documentos que mostram informações referentes a uma ação, em um determinado tempo, de forma estática e por isso a criação de um novo é necessário toda vez que um novo período precisa ser analisado.

O dashboard é um painel que mostra métricas, KPI’s e indicadores que são relevantes para a empresa e tem a intenção de monitorar e ajudar nas tomadas de decisões, resumindo, ele auxilia na interpretação dos dados de forma simples e objetiva e são capazes de analisar qualquer período, por dia, semana, mês e ano.

Relatórios são ricos em detalhamentos das informações e o dashboard tem objetivo de responder uma única pergunta central, apresentam informações através de gráficos em poucas páginas.

Nesse artigo você vai encontrar dicas de como não cometer os erros mais comuns na hora de formular o seu dashboard.

5 erros comuns das agências na criação de relatórios ou dashboard

Na criação de um relatório ou dashboard podem acontecer erros comuns, mas evitar alguns deles traz uma qualidade maior em seus relatórios e os clientes certamente notam essa diferença.

Não definir metas e objetivos

É preciso pensar, além das ações, no objetivo que os clientes querem alcançar. Colocar um monte de dados em um relatório para encher linguiça é um desperdício de energia, é preciso saber que um relatório cheio de dados não é completo, ele precisa responder perguntas e você precisa saber o que está fazendo.

Utilizar KPI’s (Indicadores Chave de Desempenho) irrelevantes para medir os objetivos

É preciso contar com indicadores que realmente sejam importantes para traçar a sua meta e seu objetivo. Por exemplo: ao conduzir um carro, o velocímetro é o KPI mais importante, junto ao KPI do combustível, saber quanto tempo a música está tocando no rádio não importa e só serve para distrair.

Enviar relatórios diários

Por mais que os clientes queiram ver os resultados todos os dias, ele não tem serventia nenhuma no caso de monitoramento estratégico de alto nível, é preciso ajudar os clientes a se concentrarem nos resultados que realmente importam.

Fornecer qualquer tipo de contexto

Não adiantar apresentar para o cliente um monte de números, é preciso se certificar de que o cliente está entendendo o que você está apresentando e todo o contexto daquela apresentação. Por isso, diga a história por trás dos números e explique cada informação.

Ignorar o ROI (Retorno Sobre Investimento)

Os seus clientes sempre irão querer saber se fizeram um bom investimento, o ROI é a medida de todo o seu desempenho. Não se esqueça de apresentar esse valioso KPI e ateste o seu material.

Você já cometeu algum desses erros?

Reconhecer que esses erros são problemas já é um grande passo, dessa forma, só será preciso corrigir.

Como corrigir os erros na hora da criação do seu dashboard

Existem três principais círculos que não podem ser esquecidos na hora da criação do dashboard. São eles:

  • O usuário: quem é o leitor da informação?
  • O conteúdo: qual o conteúdo que eu preciso apresentar?
  • O contexto: quando ou em que situação o leitor precisa acessar a informação?

Demore o tempo que for, mas direcione os seus esforços de maneira correta para que o seu relatório não seja um monte de gráficos, barras e porcentagens em slides.

Não se esqueça que uma má apresentação só gera insatisfação e pode levar até a conclusões contrárias do que você realmente quer passar, para descobrir a melhor maneira de mostrar os resultados do seu relatório, inove sempre, estude e busque conhecimentos, o seu relatório e dashboard deve contar uma história.

Conheça o seu público e evite os principais erros nos relatórios ou dashboard

Conhecer quem serão as pessoas que lerão o seu relatório é primordial e assim evita-se a maioria dos erros.

Um relatório destinado ao público errado pode ser devastador, os diretores e gerentes precisam acompanhar indicadores que interferem diretamente no rumo da empresa. Os analistas de uma riqueza maior de detalhes para que seja construído os seus raciocínios, por isso, informações iguais precisam ser entregues de formas diferentes.

É preciso também ouvir o que seu público tem a dizer, antes de encher o relatório de informação, é preciso fazer um “arroz e feijão bem feito”, é necessário validar o seu trabalho, aceitar críticas e saiba como lidar com elas, absorva o que for necessário para que o seu trabalho evolua e aceite sempre as opiniões diferentes das suas.

Por fim, é importante também saber quanto tempo aquela pessoa deseja passar lendo esse relatório, entenda o perfil de cada pessoa que receberá o relatório e saiba quanto tempo ela tem para fazer a análise, porque nesse caso, notícia velha não valor.

 

Conheça a agência Lead MKT

É claro que evitar esses erros nos relatórios ou dashboard pode acelerar a carreira da sua empresa e também dos seus clientes, por isso, contratar uma agência com profissionais capacitados faz toda a diferença. A Lead MKT vem desde 2016 impulsionando empresas no mercado digital. Fale com a equipe comercial e saiba como conquistar todos os objetivos da sua empresa.

Leia também: Empresa de Marketing de Conteúdo, como escolher.