Ranquear no Google, isto é, aparecer na primeira página e ainda ocupar os primeiros lugares nas pesquisas é uma conquista que requer muito trabalho e quando finalmente acontece, é preciso de cuidados diários para mantê-lo nessa posição.
Quando falamos desses resultados, surgem várias dúvidas sobre esse tipo de tráfego.
Por isso, no texto de hoje, vamos te apresentar e explicar quais são os caminhos para ranquear no Google.
Como funciona o algoritmo do Google?
Antes de tudo, é preciso entender como funciona o algoritmo do Google. Tendo em vista que podem-se surgir dúvidas quando esse assunto aparece.
Porém, deve-se ressaltar que é preciso entender o funcionamento desta ferramenta para ranquear no Google e assim ter uma garantia de que haverá tráfego orgânico.
O algoritmo do Google define como os resultados se apresentam para facilitar a pesquisa de sites na web, com o surgimento dos mecanismo de busca surgiram estes algoritmos que são feitos para indexar e organizar as páginas.
Com a melhoria contínua da metodologia do sistema de busca, as coisas mudaram e nos dias de hoje o que deve ser feito para ranquear vai desde mudanças técnicas no site até o alcance nas redes sociais.
Essa parte de descobrir como funciona o ranqueamento vem sendo estudada e repassada pelos profissionais da área, afinal, ranquear depende da relevância de conteúdos e qualidade do site.
Iremos listar e explicar ações de eficácia para que você aperfeiçoe os aspectos citados e faça com que seu site consiga ranquear no Google de forma orgânica.
Qual a importância de um site ranqueado no Google?
Com os mecanismos de busca se baseando na qualidade, não é difícil imaginar que você queira esse atributo para o seu site, para que consiga colocá-lo em evidência.
Os benefícios de quando existe um bom ranqueamento no Google:
- Aumento considerável de visitas ao site;
- A possibilidade de maior visibilidade de sua marca, sendo assim, mais reconhecimento;
- Gera maiores oportunidades de novos negócios;
- Gera um aumento na confiabilidade da sua marca.
Seguindo conceitos como esses você estará cada vez mais próximo dos benefícios, e o melhor, de forma orgânica.
Ranquear no Google de forma orgânica
O tráfego acontece quando se recebe qualquer visita em seu site, blog, aplicativo ou página de rede social.
O tráfego orgânico é essencial para ranquear no Google, pois representa as visitas ao site que vieram sem a necessidade de anúncios ou compras de listas de e-mails. Só seguindo as dicas e regras.
Mas para entender mais sobre o tráfego orgânico, é preciso saber de outros pontos importantes para que ele ocorra.
Entenda o que é otimização SEO
Como já dissemos, os mecanismos de busca se baseiam em vários fatores para colocar um resultado em evidência.
O SEO é um dos fatores de conhecimento público que otimizam o site para que ele esteja completo para ranquear no Google.
Estratégias SEOs que te ajudarão a receber um tráfego mais orgânico:
- Escolha de palavras-chave;
- Produção com conteúdo original;
- Facilidade do uso e velocidade;
- Otimização de meta description;
- Link building (uso de links internos e externos);
- Modo de usar imagens do site;
- Uso de redes sociais;
- Utilização de design responsivo.
Outros pontos também são importantes, como a produção de conteúdos de blog posting.
Produza conteúdos para o blog
Produzir conteúdos para blog (blog posting) é um ponto muito bom para as estratégias que envolvem o Marketing de Conteúdo.
O blog posting, como o nome já diz, é um conteúdo publicado em blog. Esse post pode ter formatos variados como imagem, vídeo, texto, áudio ou híbrido.
Nestes posts em blogs, você pode atrair visitantes que consequentemente irão gerar tráfego e, se feito da maneira correta, gerar leads que irão virar clientes.
Alguns tipos de blog post são:
- Posts de entretenimento;
- Posts de dicas e motivacionais;
- Posts de notícias;
- Posts de cases;
- Posts com questionamentos.
Quanto mais conteúdo desse tipo você produzir, maior será a gama de assuntos que se criará, além de receber públicos de vários nichos, com diversas dúvidas.
Ranquear no Google de forma paga
O Tráfego pago, como o nome já diz, fala a respeito do fluxo de visitantes que chegam a um conteúdo por meio de anúncios ou promoções nas redes.
Ele é diferente do tráfego orgânico, pois necessita do investimento monetário para que se gere resultado.
Uma das formas mais conhecidas de conseguir ranquear no Google por meio do tráfego pago é pelo chamado Google Ads, uma plataforma própria de anúncios.
Anúncios no Google ADS
Através do Google Ads é possível a criação de anúncios que ajudarão a colocar o site em primeiro lugar através do mecanismo de busca.
Ele funciona assim: todo anúncio que existe quando se procura por algo no Google só tem a “ativação” possível quando alguém pesquisa pela palavra-chave que envolve o assunto do link.
Quando esta pessoa clica no anúncio, ela é redirecionada para a página do site.
Recomenda-se fazer esse tipo de estratégia com uma agência especializada em Google ADS para não perder o seu investimento.
A importância de contratar uma empresa para ajudar a ranquear no Google
Mesmo com as dicas que citamos aqui, ainda podem surgir dificuldades de colocar as regras em prática e é preciso usar outras estratégias de marketing digital para aumentar o número de visitantes ao site em questão.
Um dos motivos pelos quais as pessoas contratam agências de marketing digital é por conta de seus profissionais serem especializados em todas as ferramentas e que saibam traçar uma boa estratégia para o seu negócio, algo que requer conhecimento extremamente estratégico.
Você quer ranquear no Google? A Lead MKT é especializada em levar os sites para a primeira página do maior buscador do mundo. Entre em contato com nossa equipe e saiba como ter sua página bem posicionada.