Marketing digital para médicos – principais estratégias

Aplicar ferramentas de marketing digital para médicos é essencial para ampliar os números de pacientes, fortalecer a presença online e posicionar-se como uma autoridade na especialidade.

Um profissional da área da saúde pode triplicar seu alcance com um conteúdo relevante e que gere identificação com o seu público.

Se você é médico e deseja se destacar da concorrência, leia esse artigo até o fim.

Vamos te apresentar as principais ferramentas de marketing digital para segmento e explicar como aproveitar ao máximo cada uma.

 

O que é fundamental saber antes de investir em marketing digital para médicos

Para trabalhar com o marketing digital para médicos, há necessidade de elaborar um plano estratégico para atingir os objetivos. Além disso, é preciso entender os limites legais do que pode ser postado ou não.

 

O que o Conselho diz sobre o marketing digital para médicos

O Conselho Federal de Medicina regulamenta a prática de marketing digital, desde que seja feita com ética.

Por isso, há algumas restrições. São elas:

  • É proibido anunciar uma especialidade que não possui;
  • O nome do profissional não pode ser envolvido em propaganda enganosa;
  • Expor fotos de pacientes mesmo que tenha autorização de uso de imagem não é permitido;
  • Não pode divulgar aparelhos ou equipamentos para se mostrar mais capacitado que os concorrentes;
  • Realizar consultas online, seja para diagnosticar ou prescrever receitas não é legal.

 

Definir um objetivo

Para traçar uma estratégia assertiva, levando em conta as restrições impostas pelo conselho, é preciso definir um objetivo.

O que você considera mais importante? Educar os seguidores sobre assuntos da sua especialidade? Se posicionar como uma autoridade? Conquistar novos pacientes? Fidelizar quem já se consulta com você?

Claro que, no fundo, todos querem atingir tudo isso. Mas tente fazer uma lista com ordem de prioridade. Isso definirá quais as melhores ferramentas digitais a serem adotadas.

 

Conheça as melhores estratégias de marketing digital para médicos

Agora que você já definiu seus objetivos, chegou a hora de conhecer as estratégias de marketing digital para médicos que mais geram resultados.

 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo tem o objetivo de atrair, engajar e fidelizar clientes e potenciais clientes.

Os principais benefícios da metodologia são: educar o público alvo através de postagens com informações relevantes e de qualidade; estimular a geração de leads; aumentar o tráfego da página online.

Se aliado com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que influenciam nos algoritmos dos buscadores, os resultados podem ser ainda mais positivos.

Para ter noção, com consistência e planejamento é possível conquistar a primeira posição da primeira página do Google em palavras-chave específicas do segmento.

Pode ser aplicado com a ajuda de conteúdos para blog, uma das melhores maneiras de ganhar autoridade nos mecanismos de busca.

 

Redes Sociais – Marketing Digital para médicos

Pesquisas apontam que o Brasil está no segundo lugar no ranking de países em que a população passa mais tempo nas redes sociais.

Levando em conta essa informação, aonde você acredita que deve estar presente?

Isso mesmo! Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin são as redes sociais mais importantes do momento.

Cada uma tem uma linguagem diferente e é importante adaptar o conteúdo para atrair as pessoas certas.

  1. Facebook – permite a conexão e aproximação com pacientes e possíveis pacientes.
  2. Instagram – tem linguagem mais descontraída. Para fazer sucesso por lá, é necessário apostar em vídeos curtos e fotos que despertem a curiosidade do seguidor;
  3. Youtube – o Youtube tem 2 bilhões de usuários e é o segundo site mais acesso da internet, ficando atrás apenas do Google. O canal médico deve ter conteúdo bem produzido e informativo, de maneira que engaje com a audiência;
  4. Linkedin – no Linkedin, recomendamos que sejam divulgados artigos publicados em periódicos médicos, além de postagens sobre todas qualificações, incluindo especializações, cursos e congressos.

 

E-mail Marketing

Após conquistar uma audiência fiel na internet, você pode utilizar do e-mail marketing.

Com a ajuda de uma newsletter, você pode entregar ainda mais conteúdo, seja com o compartilhamento de artigos e pesquisas ou até mesmo explicando sobre algum atendimento prestado.

Assim você continuará mantendo uma relação forte com pacientes e possíveis pacientes.

 

Vale a pena investir em marketing digital para médicos?

De acordo com pesquisas conduzidas pelo CGI – Comitê Gestor de Internet em 2019, há 126,9 milhões de usuários de internet no Brasil.

Com números tão expressivos, ainda tem dúvidas de que PRECISA investir em estratégias de marketing digital?

Além de criar um canal de comunicação, você poderá entregar conteúdo relevante e se posicionar como autoridade na sua especialidade.

Desde que siga as recomendações do Conselho Federal de Medicina e que adote as estratégias mais eficazes para seus objetivos, seus resultados serão positivos.

 

Como fazer sucesso com o marketing digital para médicos?

Fazer sucesso na internet pode não ser fácil, ainda não se você não possui conhecimentos técnicos.

Recomendamos que busque uma agência de comunicação, especializada em marketing digital para médicos para que juntos façam um planejamento eficiente.

Uma equipe de profissionais experientes pode ajudar a definir uma identidade visual esteticamente agradável e que se alinhe com suas necessidades, além de criar um site bem estruturado capaz de converter ainda mais pacientes.

 

Conclusão

Médicos e profissionais da área da saúde podem encontrar no marketing digital as melhores soluções para aumentar o número de pacientes.

A internet é um terreno fértil e a melhor chance de crescer a autoridade é através da criação de conteúdo profundo e explicativo.

Com um plano de ação bem estruturado por uma empresa de marketing, é possível atingir os objetivos traçados.

Desde 2016, a equipe multidisciplinar da Lead Mkt Digital ajuda negócios de diversos segmentos a ganharem mais espaço no mercado digital. Os especialistas têm foco na captação de novos clientes e geração de resultados reais.

Se você busca uma agência de confiança e que tenha foco em resultados, entre em contato conosco.