Como fazer um bom telemarketing na sua empresa e aumentar vendas

O telemarketing consiste em uma estratégia de marketing, que utiliza telefone para conseguir atingir clientes em potencial. Mas, as empresas se perguntam como fazer telemarketing.

Nesse sentido, se trata de um método que se baseia exclusivamente no telefone, com o objetivo de desenvolver o interesse dos consumidores em serviços e produtos e gerar leads.

Além disso, o telemarketing pode ser usado para recolher dados dos clientes, incluindo insights, feedbacks depois da compra e preferências do mercado ou qualquer tipo de informação que seja relevante para melhorar a experiência do cliente.

Abaixo, confira mais detalhes sobre como fazer o processo de telemarketing de forma adequada.

Por que utilizar o telemarketing em sua empresa?

Existem diferentes motivos para se utilizar o processo de como fazer telemarketing em sua empresa.

Nesse sentido, é uma forma de fazer vendas por meio de telefone, atingir clientes em potencial.

Além disso, o orçamento para ter esse serviço é muito baixo, pois de forma geral, a empresa só terá que pagar a contratação do time, os equipamentos e arcar com o treinamento.

Ademais, não será necessário fazer grandes investimentos mensais, visando ter campanhas específicas.

Pois, na verdade, o gasto maior será apenas pagar os colaboradores que trabalham no setor e se quiser pagar incentivos para que vendam mais, com comissões.

Como fazer telemarketing?

Apesar de se ter dúvidas sobre como fazer telemarketing ou se ele realmente é eficaz, a resposta é sim.

Nesse sentido, algo que pode comprovar isso, é o fato de empresas de telemarketing contratando com frequência.

Além disso, nem todos os clientes estão em estabelecimentos físicos, nas redes sociais. Mas, na maioria das vezes, poderão ser contactados por telefone.

Ademais, em alguns procedimentos de vendas, que iniciou online, na web, poderá ser efetivado por meio de uma ligação, se o atendente souber como fazer telemarketing.

Além disso, em outros casos, ter o telemarketing é importante, para que os clientes da empresa possam entrar em contato por telefone e solicitar vendas, tirar dúvidas.

A seguir, confira dicas de como fazer telemarketing na sua empresa, visando aumentar suas vendas.

Tenha uma abordagem interativa e impessoal 

Uma das grandes vantagens de como fazer telemarketing, é o fato de ser uma abordagem interativa, mas também impessoal.

Desse modo, o atendente poderá passar todos os dados importantes para o cliente, visando convencê-lo a fechar uma compra, de forma empática e profissional.

Ou seja, o atendente não irá forçar uma intimidade com o consumidor, apenas ser respeitoso e responder às dúvidas com prontidão.

Além disso, como resultado, a pessoa na outra linha, irá se sentir interessada e isso aumentará as vendas da empresa.

Saiba escutar 

É importante no processo de como fazer telemarketing, escutar bem o que o cliente tem a dizer, pois nada é mais irritante do que profissionais de telemarketing que falam tão rápido que não passam uma informação plausível.

Desse modo, o atendente de telemarketing, provavelmente, terá que falar muito: se apresentar; explicar seu objetivo; mencionar onde trabalha; falar os detalhes e responder às perguntas que possam surgir.

Além disso, será importante ouvir os clientes ou prospectos e falar de forma pausada, assim você terá mais possibilidades de fechar as vendas para a empresa onde trabalha.

Prepare a equipe de telemarketing

Na maioria das vezes, a equipe de telemarketing contratada é terceirizada, mas também existem empresas que têm sua própria equipe.

Nesse sentido, em qualquer um dos casos a equipe precisa estar muito preparada, sobre o que falar, como abordar o cliente.

Mas também, estar preparada para fazer as ofertas dos seus produtos e serviços, escutar reclamações e dúvidas que possam surgir.

Por isso, a equipe deve contar com pessoas que têm vontade de aprender – até porque terão que estudar muito sobre o produto, serviço, marca, antes de iniciar as ligações.

Além disso, a equipe deve ter pessoas desenvoltas para lidar com o atendimento ao cliente; com paciência, porque existem clientes um pouco mais complicados.

E o mais importante, pessoas que sabem utilizar bem script para fazer o processo de telemarketing correto, mas sem ser engessado.

Colete dados com eficiência 

No processo de como fazer telemarketing, é muito importante coletar dados de forma eficiente. Nesse sentido, a comunicação é ágil e eficiente, por ocorrer por meio do telefone.

Além disso, a coleta de informações dos clientes é minuciosa e mais rápida, pois existem diferentes possibilidades da ligação ser gravada e os dados conferidos.

Os dados poderão ser usados para melhorar seus produtos e serviços, entender seu público-alvo e melhorar e aumentar suas vendas.

Faça vendas rápidas

Vivemos em uma era que as pessoas querem agilidade e rapidez, por isso o tempo de venda deverá ser otimizado.

Desse modo, as vendas devem ser ágeis, onde o atendente deve expor seu produto de forma que seja rápida, mas não atropelada e seguir um bom script que não fique engessado.

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