O que são conteúdos otimizados? Como ter mais resultados no Google com um blog

Conteúdos otimizados são aqueles que têm como foco a atração de cliques por meio do uso de SEO. Quem opta por este caminho, garante textos, artigos e posts bem escritos e, além disso, por usar bem palavras-chave e links, pode contar com um bom ranqueamento nos resultados do Google.

Porém, quando estamos na busca por bons resultados, é preciso entender totalmente esses tópicos e estar sempre atento aos concorrentes. Isso pode fazer a página decolar, ou o contrário.

Quer ver algumas dicas sobre conteúdos otimizados? Nesse texto explicaremos mais sobre esse assunto, para que você aprenda mais e consiga fazer bom uso dele.

O que é um conteúdo otimizado?

Se você tem um site para sua empresa ou trabalha com a construção de páginas, blogs e redações, já deve ter se deparado alguma hora com o termo SEO, e de início, pode não saber o significado do termo.

SEO vem do inglês Search Engine Optimization (ou Motor para Otimização de Buscas, em portugês) e é uma das opções mais fortes no mundo do marketing digital.

O método é amplamente usado pelos profissionais dessa área, pois ele surgiu tendo como base os buscadores Google ou Bing.

Mas, como ele se aplica aos sites e blogs? Aqui vai um exemplo: se alguém pesquisa por algo na internet, que esteja relacionado a um produto ou serviço que você ofereça, não seria ótimo se sua marca e/ou produto estivesse lá em cima, no topo dos resultados da primeira página, onde a pessoa sempre olha primeiro?

É para isso que surgiu o SEO, para fazer com que sites e blogs ranqueassem de bom modo nos resultados de buscadores. Assim, quando um site tem conteúdos otimizados, ele consequentemente terá resultados bons resultados.

Conteúdos otimizados ajudam na indexação do Google

O Google trabalha com um algoritmo que tem a função de organizar todo o conteúdo que se encontra na web, acessível aos usuários.

Para que isso fosse possível, a empresa criou um robô chamado Googlebot, que faz um rastreamento de páginas da web, entende os temas delas e ordena de forma qualitativa, assim, quem está fazendo a pesquisa, consegue o melhor resultado possível.

O caminho para o Googlebot é longo, mas é rápido, por conseguir os resultados em milissegundos. O robô procura pelos seguintes tópicos:

  • Rastreamento (crawling): o Googlebot identifica as URLs novas ou atualizadas que  irão posteriormente para indexação;
  • Indexação (indexing): os conteúdos otimizados das páginas são identificados a fim de organizar o índice de URLs do buscador, isto é, a primeira página do Google;
  • Classificação (ranking): A ordenação dos conteúdos que foram indexados são exibidos no site e, os que estão com os termos de busca vem primeiro.

Então, é preciso que se facilite o trabalho do Googlebot para que ele possa identificar sua página e posicioná-la bem nos resultados da pesquisa.

Dicas para uma boa indexação

Agora que entendemos o que é um indexação e conteúdos otimizados, é preciso entender que em cada etapa que o Googlebot passa, você pode usar alguns macetes para agilizar o processo do robô e fazer com que sua página tenha um bom rastreamento.

Verifique problemas de rastreamento

Antes de tudo, sempre verifique possíveis problemas de rastreamento, pois se a página não estiver na pesquisa do robô, os esforços que listamos abaixo não serão eficientes.

Entre no Google Search Console, que fica na seção Cobertura (lateral esquerda do visor), lá é possível conferir se o Googlebot está lendo seu site e, caso não esteja, também dá pra ver as razões disso.

Entre os possíveis erros estão:

  • Erros de DNS;
  • Erros de servidor;
  • Robots.txt;
  • Erro 404 (página não encontrada).

Esses erros podem ser corrigidos de forma sucinta, porém, alguns outros podem precisar de um pouco mais de paciência e ajuda especializada.

Crie links internos em páginas importantes

O Google é guiado pelas redes de links para rastrear sites. No momento em que um link aparece em uma página conhecida, o robô consegue traçar um caminho até as URLs novas e atualizadas.

Os links, sendo internos e externos, funcionam com guia sempre que você publica uma nova página em seu site. Se tudo estiver certo, o Google achará sua página e a colocará no processo de rastreamento.

Então, quando um site é grande ou tem páginas isoladas entre si, o robô fará uma varredura não tão profunda, assim, deixando para trás conteúdos que julgou de menor importância e, consequentemente, o rastreamento pode demorar mais que o natural.

Para indexar mais rápido uma nova página e sua URL, crie links nos lugares mais importantes do site, pode ser na página inicial ou em post centrais do blog, esses são os lugares onde o Googlebot costuma procurar.

Compartilhe os conteúdos nas redes sociais

Como dissemos, para mostrar que você tem conteúdos otimizados, você precisa criar links para ele, é possível fazer isso também ao divulgar a URL nas redes sociais.

Usando o método, você gera tráfego na página e consegue mostrar para o Google que o link existe.

Quando se compartilha páginas novas em redes como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Pinterest, existe a chance delas serem acessadas e mencionadas em outros lugares pela web, gerando links externos para essas URLs.

É preciso ressaltar: likes, compartilhamentos e comentários não são fatores para o ranqueamento no Google, pois não influenciam. Porém, pode haver uma correlação: links que foram postados em redes e que tiveram bom tráfego, alcance e engajamento, podem às vezes ajudar o site a ter um bom lugar no ranking do Google.

Otimize a arquitetura de informação do site

A arquitetura fala sobre o modo que o site é organizado e é definida pela criação e hierarquização das seções das páginas, junto a linkagem com os outros conteúdos otimizados.

Quando a estrutura do site é bem organizada e as páginas estão relacionadas entre si, isto é, sem aquelas URLs “órfãs”, sem conexão com outros cantos do site, o trabalho do Google é facilitado e sua página na web ficará pronto para ser vista por ele, pois o robô verá o caminho da página.

Devo procurar por uma agência especializada em conteúdos?

Por mais que tenha visto as dicas que demos aqui, algumas pessoas que lidam com sites podem ter uma certa dificuldade quando estão cuidando dele, além de poder se embolar com outras ferramentas de marketing digital.

Por isso, contratam agências especializadas em marketing digital, afinal, seus profissionais são especializados e mexem diariamente com as questões dos indicadores de desempenho (KPIs).

A Lead MKT é uma agência especializada em conteúdos otimizados para o Google. Atuamos com projetos de pequeno, médio e grande porte. Entre em contato com nossa equipe e entenda como podemos transformar seu site em uma impulsionador de vendas